Rio dos Sinos

Depois de um longo periodo sem escrever nada aqui no blog, trago em primeiríssima mão, um novo relato de um belo passeio.

No último sábado, dia 20 de Novembro, com previsão de 30 graus e Sol com poucas nuvens saímos de Porto Alegre, Eu e minha namorada, Ana com destino ao município de Caraá, onde se localiza a nascente do Rio dos Sinos.

A pesar da previsão, o dia amanheceu nublado, mas isso não foi motivo para nos impedir. Colocamos as coisas no carro, e em torno das 8 horas deixamos minha casa.

O caminho, como sempre, tranquilo, passando pela RS-118, a BR-290 e a RS-374 até chegar em Santo Antônio da Patrulha, onde pegamos a estrada para o Caraá, esta toda de chão batido e, geralmente, muito esburacada, mas desta vez, estava em condições bem melhores.

Para chegar na trilha que dá acesso as cachoeiras, basta seguir a estrada, sempre reto, até chegar na "Casa do Ivan". Neste ponto, é necessário estacionar o carro (se você não desistiu antes, pois a estrada vai ficando pior quanto mais se anda) pegar sua mochila, protetor solar, e apenas as coisas que julgar extremamente necessárias, pois é bom não carregar peso, mas não pode esquecer de levar bastante água e algo para comer.

A caminhada começa bem leve, apenas um aclive em um caminho de terra e algumas pedras, e nos leva diretamente para a primeira cachoeira.
Primeira Cachoeira - 15min
Depois dessa pequena cachoeira, a trilha fica mais travada, mas, nada demais. Caminhamos mais alguns minutos e então devemos atravessar o rio, mas de novo, a travessia é tranquila, dá até pra passar sem molhar os pés. Então sim, a trilha começa a ficar mais travada, e de repente, quando parece que tudo está ficando longe, começamos a ouvir o barulho de água caindo e em dois minutos, estamos na segunda cachoeira. Um verdadeiro paraíso.

Um pequeno paraíso
Ficamos aqui, decidimos não continuar a trilha até a terceira cachoeira, pois como tinhamos que voltar cedo para Porto Alegre, para cumprir com outras obrigações, fizemos um lanche na cachoeira, pegamos um sol e eu ainda arrisquei um mergulho, mas saí da água o mais rápido possível.

Em fim, por volta das 14:30hs juntamos tudo, sem deixar nenhum lixo pra trás, e voltamos pela trilha.

Na descida ainda tirei mais umas fotos, inclusive de uma moradora nativa dessas latitudes com a qual devemos ter muito cuidado, e estar sempre atentos.
É assim que o rio vai descendo

Cuidado com elas. As Jararacas abundam por aqui

Encerrando o passeio. :-P

 
Viagens e Devaneios. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.