Suporte para Cam, GPS, Celular, etc.

Inicialmente a ideia era de construir um suporte para colocar a câmara de fotos ou filmadora, para registrar as viagens, sem necessidade de se ter alguém na garupa, ou de correr o risco, como fiz em Urubici, de pilotar com uma mão só, em terrenos acidentados e cheios de curva.

Quando comprei a moto nova, me empolguei com muitos acessórios e um deles, foi justamente este suporte.

Logo nos primeiros dias, eu estava me recuperando da cirurgia da garganta, e não podia rodar, então, aproveitei o tempo para observar bem os espaços da moto. Olhei, olhei, tirei medidas, analisei, e cheguei a conclusão de que iria fazê-lo. Os espaços na frente da moto são bem bons, e tinha várias opções de lugares para afixar o suporte.

Faltava então definir como seria o tal do suporte, e onde iria fixá-lo definitivamente.

Tive algumas ideias, e a que mais me satisfez, foi comprar uma cremalheira, dessas de colocar estantes/prateleiras na parede. O bom desse material é que é bem rígido, e a me atende na questão de ter uma canaleta interna, onde eu pretendia colocar o celular, deslizando. Fui pesquisar e vi que existem vários tamanhos da coisa, então, como não precisava de muito, comprei uma de 1m de comprimento, e aproximadamente 3cm de largura.

Esta é a bichana
Como tenho um celular multifuncional, completinho, com uma boa câmara, um gps integrado e outros apetrechos, resolvi fazer tudo nas medidas específicas para ele, mas de um jeito que fosse fácil de alterar caso viesse a substituir o aparelho.

Bolei então um sistema com 2 partes principais.  Uma delas fixa na moto, a outra, feita sob medida para meu celular, e que encaixa na parte fixa por meio de dois eixos laterais, rosqueados, que me permitem ajustar o ângulo do aparelho, para melhor visualizar a tela.
Cheguei nisto
Então, era vez de fazer com que as coisas ficassem justas, não tremessem e não corressem nenhum risco de danos. Tanto o suporte, quanto o aparelho e a moto. Para isso usei EVA, velcro, alguns parafusos, espaçadores e porcas borboleta.
Em um surto psicótico, resolvi acordar mais cedo no último domingo, e fazer a instalação do suporte antes de viajar para o Caraá, a fim de comer um churras com os amigos. Claro, queria filmar tudo, e era uma excelente oportunidade para fazer testes em vários terrenos.
Parte que fixa na moto.                                                       Parte móvel.

E já tudo pronto, ficou assim.

0 comments:

Postar um comentário

 
Viagens e Devaneios. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.