Urubici 2009 - Parte I

Finalmente chegou, aconteceu, fomos para o encontro do XT600 em Urubici-SC.

Quero começar esse relato agradecendo de coração ao meu AMIGO Perdomo! Sem ele nada disso teria sido possível para mim, mas já vão entender o por quê.

Tudo começou na quinta-feira, dia 23, quando saí do serviço para ir até em casa montar a bagagem e me mandar para o "Miau da Cabral" confraternizar com os amigos, antes de ir para a casa do Elvis, pois já estava certo que ia dormir lá, para sairmos juntos na sexta pela manhã.
Foi quando ao sair de uma curva meu motor perdeu toda a compressão, e meu peito gelou. Isso significava que o problema era sério, e teria que abortar Urubici. Encostei a moto para verificar o problema, é, bom, aconteceu, saltou a vela, evidentemente por algum problema na rosca do cilindro. Efetivamente então isso significava suspender Urubici, a única vigem que tinha planejada para este ano.
Após algumas ligações telefônicas, combinei com o Perdomo que levaria minha moto para a casa dele, e iriamos direto para o "Miau da Cabral". Chegando na casa dele, prontamente me deu os documentos e a chave de sua moto, me cedendo ela para que eu pudesse curtir meu passeio planejado. Por isso, então, mais uma vez, OBRIGADO PERDOMO!

Então, com a moto carregada, me dirigí à casa do Elvis, onde tomamos uma sopa, conversamos um pouco, e dormimos quase nada. Sexta-feira, dia 24, acordamos às 4hs colocamos as roupas, tomamos um café e TENTAMOS sair em direção a Gravataí onde marcamos de encontrar o Luciano "Tipo Bicho". Mas a Super Ténéré do Corinthiano abriu as pernas. Não pegava de jeito nenhum. Empurramos, largamos morro abaixo, e nada. Depois disso resolvemos então ligar ela na bateria do carro. Reinou um pouco, mas acabou pegando, às 6hs da manhã! Moto de Paulista mesmo!

Em fim, rumamos para Gravataí, encontrar o Luciano e assim completamos o grupo da ida. Eu, Elvis com a Jaque, Corinthiano e Corinthianinha e Luciano e Luciana (dupla certaneja). Todos reunidos, alinhamos via Free-Way e BR-101 para Torres-RS. A Free-Way é um absurdo, cobram pedágio de moto em dois postos, o de Gravataí cobra R$1,65 e no de Santo Antônio o valor é de R$3,25. A BR-101 está toda em obras até Torres o que nos obrigou a baixar bastante o ritmo de viagem, mas chegamos lá por volta das 9hs. Com muito frio, mas com muita vontade ainda. Tomamos um café bem quente e demos uma reforçada no estômago para encarar a estrada de novo.

Por volta das 9:30hs saímos de Torres em direção à Serra do Rio do Rastro, passando por Içara, Criciuma, Cocal do Sul, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. A subida da serra é feita pela SC-438 e é bom prestar atenção, pois as curvas são fechadas e o transito é bem intenso. Lá no topo, perto de 1400 metros de altitude, tem um mirante, onde dá prá ver toda a estrada que se subiu, ou que se vai descer. A vista é realmente linda, e o vento gelado, parece que corta a pele. Chegamos nesse ponto por volta das 13:30hs. já com muita fome e por volta das 14hs partimos em direção de Bom Jardim, onde paramos para almoçar no restaurante do Sassá, que já não tinha mais comida, mas resolveu dar um jeito de nos atender, e serviu um belo almoço, com umas chuletas que não cabiam no prato. Não lembro certo, mas acho que pagamos R$8 ou R$9 por pessoa.

Saindo de Bom Jardim da Serra fomos já para Urubici, nosso destino final, onde chegamos por volta das 17hs, havendo rodado 440Km em aproximadamente 10horas, com muito frio, e certo cansaço característico das viagens. Fomos direto parao centro de informações turísticas, pois Eu, Elvis e Jaque e o Deco e a Vi, que estavam vindo por conta, não tinhamos ainda lugar para pousar, mas logo resolvimos o problema quando, com mediação do pessoal de informações turísticas, chegamos à casa de Dona Ermilda, que nos recebeu muito bem em sua casa, em frente à padaria Universo.

Corinthiano e Corinthianinha se hospedaram no Hotel Arcanjo Rafael, que fica mais na entrada da cidade, umas sete quadras de onde estávamos nós, e Luciano e Luciana ficaram na pousada da Dona Ana, do outro lado da cidade, pela estrada que dá acesso a Serra do Corvo Branco e ao Morro da Igreja, que era a pousada onde estava a maior parte do pessoal do encontro.

Conforme tinhamos combinado, deixamos tudo na casa de Dona Ermilda e fomos nos reunir com o grupo na Pousada de Dona Ana, onde sentamos ao redor da lareira e jogamos conversa fora, tomamos chimarrão e aguardamos a chegada do Deco com a Vi, que apontaram por lá em torno de 19hs. Corinthiano tinha voltado para o Hotel pois o F@avero, do clubeNX, chegou por lá, vindo diretamente de SP e tendo pego chuva no meio do caminho, por tanto, estava quase congelado o sujeito.

Conversas vão, conversas vem, e resolvemos ir jantar. Nos encontramos então na pizzaria Oregano's (ou Zeca's) por volta das 22hs, onde fomos acompanhados pela presença do ilustre Black Dog, do XT600, com quem já tinhamos compartilhado um trago lá na pousada da Dona Ana. O rodizio de pizza deles é muito bom, mas a bebida, um tanto cara. Na saída da pizzaria achamos as motos cobertas pelo gêlo, tiramos essas fotos para registrar e ficamos raspando o gêlo do banco para poder sair.

Mas ainda era pouco para um dia só, então, como estava tendo um festival de inverno na cidade, resolvemos dar um pulo na praça, para curtir um show bem à moda gaúcha (Sim, em Santa Catarina os caras são bem gaúchos!), tomamos um quentão - vinho quente, segundo os colegas de Sampa - tiramos algumas fotos e voltamos para o centro de informações turisticas, onde tem o termómetro da cidade, que marcava -2ºC às 23:30hs, e então sim, contentes com o resultado de um dia de Turismo, fomos cada quem para sua cama curtir uma boa noite de descanso, já que era recem o primeiro dia, e no sábado nos aguardavam mais alguns kilómetros de passeios.