Mil Km

Mil quilómetros (a pesar dos pesares, não entendo por quê escrevemos com 'Q' se o símbolo é "Km" e as medidas expressas em "Kilo" todas são com "K" ... Km, Kw, Kg, etc. Em fim. Segue o baile).
Se foram mil quilómetros, revisão marcada para segunda-feira, agora, dia 5.

Das impressões da moto, agora que estou mais acostumado com ela, falo a seguir.

O consumo, independende da velocidade, tem permanecido por volta de 28,6 a 29,8 Km/L. O que ainda não estou compreendendo completamente são as marcas de nível de combustível no painel. São 6 marcas, sendo que ao chegar na última, aciona a "reserva" e sabemos que restam 4,5L de gasolina no tanque. Sendo que o tanque é de 11L, para as demais marcas (cinco) restam 6,5L o que me deixaria com 1,3L por marca e consequentemente algo em torno de 36Km por marca. Tudo muito suposto apenas, por que não consegui fazer medições quanto a isso. Sei apenas que até acender a reserva, e acionar o "F-Trip" são, em média, 180Km rodados.

Nega Zuleika, estacionada na frente de casa. (Limpa e Brilhando, ainda)

Quanto a velocidade final, claro que ainda não estou judiando dela, mas já dei umas "esticadas" e ela responde bem, principalmente em quinta marcha, acima de 90Km/h ela se mostra mais forte e chega fácil a 120Km/h com o giro do motor ainda sobrando bastante. Após 120Km/h vai ficar para fazer o teste só daqui um par de milhares de quilómetros a mais.

Dos espelhos, ressalto que sempre gostei desses espelhos. São os mesmos que equipavam a TDM225 e eu já gostava deles naquela época. O posicionamento deles permite um ótimo ângulo de visão, sem enxergar os braços e sem a necessidade de ficar virando a cabeça para dar aquela "conferida" no trânsito.

Das peças móveis, nenhuma reclamação, assim como do freio, que tem um acionamento macio e bem efetivo, o que foi uma das minhas preocupações nos primeiros dias, pois ele parecia "borrachudo", condição que acredito fosse apenas por estar tudo "muito novo".

O painel, a pesar dos muitos comentários que eu tinha visto logo que foi lançada a moto, é bem fácil de ler.

Até alguns dias eu estava bem preocupado com a aderência e efetividade dos pneus. Foi quando tive uma "má experiência" de sentir toda a moto tremer, balançar e se atirar para todos os lados possíveis quando em alta velocidade, descendo o morro num asfalto bem ruim. Resolvi então dar uma conferida na calibragem, pois como os pneus são largos e de perfil baixo, não aparentam estar murchos, mesmo com a calibragem bem baixa. Conferindo, ví que o dianteiro estava com 17psi, quando o indicado é 29. O traseiro estava ainda pior, pois tinha 15psi e o indicado é 33 sem carga e 36 com carga máxima. Feita a correção, nada mais justo do que tirar a febre e ir lá, fazer algumas curvas para testar. O resultado foi alucinante. A moto mudou por completo o comportamento, e agora está super firme, fazendo curvas até arrastar.

Meu único problema, até agora, está no sensor da embreagem. Com este já tive muitos problemas quando tinha a TDM, e dado que é a mesma peça, os mesmos manicotos, os mesmos manetes e tudo mais, acho que o problema persiste. O sensor da embreagem não é completamente acionado, e dar a partida com a marcha engrenada se transforma em um martirio, pois nunca se sabe se vai acionar ou não. Então, já voltei ao velho hábito de somente dar a partida com o câmbio em neutro.

Segunda-feira, na revisão vou solicitar a troca do mesmo, e pedir esclarecimentos quanto a esta peça, que logo no segundo dia com a moto já mostrava um comportamento errático.

Agora me resta fazer a revisão, e ver no que vai dar, mas a moto, é muito boa, o motor é bem elástico, o consumo é uma maravilha e o conforto, bom, nem se fala, heheh.

Por enquanto, é só.
Abs.!

2 comments:

Gustavo Torres disse...

Gostei dos comentários,
Estou com uma grande dúvida que está entre a Lander e Lander X, tenho uma XTZ125, não sei qual pegar, não sei se vou me acostumar com esses pneus esportivos, enfim....
Vlw pelo blog...
Abraço
Gustavo - SP

Diego :- disse...

Opa,
Bem-vindo ao Blog Gustavo. Prazer em tê-lo por aqui.
Vamos lá, não se se já você já teve outras motos, ou se a XTZ é sua primeira, e nem sei qual o intuito de adquirir uma outra moto, mas posso te dizer que, se a ideia não for colocar a moto na trilha, então, pode confiar na "x" que ela vai te dar muita alegria.
Eu sempre tive motos altas, aro 21" na frente e quando tive a TDM que tem aro 19" já senti diferença, agora com o aro 17" tudo é uma maravilha. É uma moto muito leve no trânsito, e muito mais estável na estrada do que qualquer roda 21".
Quanto a preocupação dos pneus, eles COLAM no asfalto desde o momento da partida, então, não tem porquê ficar nervoso. Sem contar que ela é muito mais bonita que a Lander, e que sempre tem a opção de montar uma roda 21" se pensar em levar ela pra lama.

Ab.s!
E aproveite para dar uma passeada pelo blog, tem muita coisa boa por aqui. Hehehe.

Postar um comentário

 
Viagens e Devaneios. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.