Essas Pessoas

Ando viajando pouco com a moto, e muito com a cabeça, e isso tem me levado a uma certa explosão verborrágica com as pessoas, ou seja, que estou conversando pra caramba.
Isso me levou a perceber uma coisa da qual não tinha me dado conta antes, ou talvez sim, mas só agora com a clareza suficiente como para ver o significado disso e conseguir escrever algo que preste.

O ser humano, na atualidade, se organizou para viver em sociedade, mas não vou nem entrar nos detalhes dessa organização, apenas aceitemos isso e vamos em frente. Como todo ser organizado, temos de nos relacionar com as pessoas que nos rodeiam. Com a inclusão digital o significado de "rodeiam" mudou bastante, pelo menos na minha opinão, pois agora pessoas que estão a milhares de quilômetros podem ser mais próximas que nosso próprio vizinho de porta, e tudo isso sem nunca termos visto realmente a pessoa do outro lado do teclado.
Com tudo isso acontecendo, percebí como pessoas que estão efetivamente próximas, pessoas que conhecemos a certo tempo, e com as quais já compartilhamos o mesmo espaço físico, acabam, muitas vezes, passando-nos totalmente desapercebidas. Pessoas que podem ser super interessantes, pessoas legais, pessoas maravilhosas ou até pessoas das quais deveríamos nos cuidar um pouco mais, todas elas nos rodeiam todos os dias, e sem perceber cada um de nós está envolto em sua própria rotina, sem sequer olhar para as pessoas ao seu lado.
Por exemplo, pessoas que trabalham no mesmo edifício que nós, ou que moram na mesma rua, ou até gente que todos os dias pega o mesmo ônibus e coisas assim. Sem perceber, essas pessoas fazem parte do nosso cotidiano, e acabamos dando pouca ou nenhuma importância para elas. Mas quando o assunto é internet, MSN, ICQ, gTalk e outras variedades de recursos de relacionamento, aí sim, soltamos o verbo.
Na minha opinião, errado não é soltar o verbo pela internet, mas sim o fato de não fazê-lo pessoalmente, como se esse contato "corpo-a-corpo" nos assustasse ou sei lá. Acho tão bacana sentar, tomar um café ou uma cerveja ou seja lá o que você prefere tomar, em uma mesa de bar, com a pessoa a sua frente e passar horas a fio conversando sobre os mais variados assuntos, sem compromisso nenhum, só pela conversa mesmo. Mas parece que já ninguém tem tempo pra isso. Passamos as mesmas horas conversando com pessoas na internet, lendo emails, respondendo emails, visitando sites totalmente inúteis e mais, e acabamos dedicando pouco tempo para os relacionamentos interpessoais, de qualquer índole, na esfera real.
Percebí recentemente, conversando pela internet, claro, como algumas dessas pessoas são incríveis. Pessoas às quais antes não havia dado a chance de sentar e conversar, depois de anos de tê-las conhecido, comecei a conversar, pela internet, e se mostraram pessoas super interessantes, divertidas, e mais aínda, descobri mais dessas pessoas em algumas conversas pela internet do que o que sabia até hoje, em, talvez, anos de conhecê-las.
A pesar de tudo, fico meio chateado com isso, pois gostaria que as pessoas se relacionassem mais nos ambientes reais. Gostaria de ver mais mesas de bar, papo entre "desconhecidos" e tudo mais, mas percebo que as pessoas não são tão abertas à abordagem de um extranho numa mesa de bar quanto são num bate-papo na internet... Medo talvez? Sei lá, acho mais sinistro alguém que "te persegue" pela internet do que uma conversa sadia olho no olho.

Só finalizando, não tiro o mérito da internet e seus recursos "sociais" pois tenho grandes amizades que foram construídas a partir da internet. Companheiros de estrada, amigos de festas, gente com que posso falar de qualquer coisa, a qualquer hora, e por aí vai, mas queria mesmo expressar essa minha pequena "revolta" contra o desaparecimento das relações "reais".

Abraços!

2 comments:

Juliana G disse...

Mesmo que o texto não tenha sido inspirado na minha pessoa, me identifiquei no texto e com o texto! hehe
Beijo, Di!

Diego :- disse...

Juzinha! Tu sabe que tu é inspiração permanente...
E é sempre a primeira alma a ler meus posts também.

BeJu

Postar um comentário

 
Viagens e Devaneios. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.