KISS: Keep It Simple, Stupid

KISS é um acrónimo com o qual estou bem acostumado já, pois é uma das regras do meu trabalho. Em inglês, ele significa "Keep It Simple, Stupid"  (traduzindo sería algo como "Mantenha a simplicidade, estúpido") e é um princípio utilizado no que diz respeito a design, desenvolvimento de software e outras áreas da T.I. onde a simplicidade é tudo.
Se temos algo que foi desenvolvido de forma simples, é mais simples de usar, de explicar aos outros como funciona, e de dar manutenção depois. Do mesmo modo, ao fazer o layout de uma tela, quanto mais simples for, mais intuitivo será o uso do software. Beleza, agora, por quê não aplicar isso às nossas vidas?

Pois é isso que venho tentando recuperar aos poucos, a simpleza da vida.
Quando era mais novo, não tinha internet, me divertia apenas com um Atari e com um monte de bonecos, com os quais brincava junto com meu irmão e meus primos. Nos finais de semana a família toda reunida na casa de final de semana, onde a água vinha do poço, a luz costumava faltar dia sim, dia também e outras tantas coisas. Pouco depois disso, mudei de cidade, afastamos-nos da família e fomos morar em um apartamento, onde não me restavam aquelas coisas legais, nem o contato com a natureza e tudo mais.
Foi então que entrei para um grupo de escoteiros. Acampávamos seguido, várias vezes por ano, muitas vezes durante vários dias. Cheguei a passar 15 dias em uma ilha, isolado, pois um temporal fechou portos e aeroportos. Nossa comida acabou, nosso dinheiro também, e comíamos graças à solidariedade das poucas famílias que moravam lá.

Fui crescendo, saí do grupo de escoteiros, me enfiei de cara num monte de livros, estudei pra caramba, conhecí mais um monte de gente no mesmo ambiente. Morávamos todos em bairros de classe média-alta, tinhamos vários recursos tecnológicos, internet, celular, videogames de última geração, roupas de marca e tudo mais. Frequentávamos as baladas mais loucas da cidade. Como tudo, mais uma vez, isso terminou.

Mesmo tendo tido todas essas experiências, nunca deixer de ver isso com humildade e simplicidade, nunca baseei minha vida em cima disso. Mudei-me de novo. Comprei minha primeira moto. Trabalhava como motoboy 16 horas por dia, e foi uma das fases mais felizes da minha vida, pois reví vários amigos de infância, família e tudo mais. Todo dia saía do serviço, juntava uns amigos e virávamos noites contando histórias, comendo churrasco e bebendo caipirinha. Sempre que lembramos disso, assumimos que "Eramos pobres porque gastávamos todo o dinheiro em carne e cachaça". Ainda assim, todos sentímos saudade daquela época.

O Tempo passou, voltei a trabalhar na área de T.I.. Troquei de moto, mudei de casa, vendí moto, comprei carro, comprei moto de novo, comprei casa, mudei de novo. Agora tenho um cachorro lindo, do qual já falei aqui.

Falando de recuperar as coisas simples, com tudo isso que foi acontecendo na vida, a gente vai se esquecendo de como é bom um banho de chuva, um acampamento à beira de um rio, sem luz nem gás. De como é bom um beijo, um abraço, ou um simples chimarrão na varanda da casa do pai. Um churrasco com amigos, uma cerveja com os colegas de serviço, uma volta de bicicleta, um filme no fim da noite, uma pipoca, um vinho em casa, enrolado no cobertor, entre outras tantas coisas, assim, simples, que compoem o dia-a-dia das nossas vidas e que por inércia vamos menosprezando.
Então, agora meu objetivo é justamente esse, recuperar o prazer de desfrutar dessas coisas simples, com calma, sem me apressar, sem me importar com o que tem que fazer depois, ou com a correria do dia, apenas com o momento sutil desses atos.

1 comments:

Anônimo disse...

Belo pensamento !

Postar um comentário

 
Viagens e Devaneios. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.